Campanha contra a Paralisia Infantil deve imunizar 328,6 mil crianças, no Amazonas

24/05/13 – A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia infantil), este ano, deverá imunizar, aproximadamente, 328,6 mil crianças, em todo o Amazonas. Programada para acontecer, em todo o País, no período de 8 a 21 de junho, a campanha tem como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, o Estado já recebeu, do Ministério da Saúde, os lotes de vacina para realização da campanha e a distribuição do insumo, para os municípios, já está ocorrendo.

Como já havia ocorrido em 2012, a campanha, neste ano, será em uma única etapa. A meta é garantir uma cobertura vacinal de, pelo menos, 95% da população estimada na faixa etária menor de 5 anos. No Amazonas, este número corresponde a 328.684 crianças, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), órgão vinculado à Susam, responsável pela coordenação da campanha em todo o Estado.

No dia 8 de junho, sábado em que a campanha começa, ocorrerá o “Dia D” de Mobilização Nacional contra a doença. As secretarias municipais de saúde montarão uma grande estrutura de atendimento, para imunizar as crianças. Além das unidades de saúde, que estarão funcionando neste dia, o serviço será oferecido em postos de vacinação montados em locais de grande circulação de pessoas. A partir daí, até o final da campanha, no dia 21, a ação passa a ser desenvolvida, principalmente, nas unidades de saúde.

A que está completando 24 anos sem registros da doença, mantendo-se livre do poliovírus desde 1990. Assim deve manter-se, até a concreta certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no cenário global da poliomielite, 16 países ainda registraram casos da doença, entre os anos de 2011 e 2012. Na sua maioria, foram casos decorrentes de “importações” do poliovírus selvagem de países endêmicos (Afeganistão, Nigéria e Paquistão) ou que restabeleceram a transmissão da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *