Campanha pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids vai ofertar 45 mil testes rápidos e distribuir 1,2 milhão de preservativos

Desde esta terça-feira (26) até o dia 6 de dezembro, uma campanha de conscientização alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, vai desenvolver uma extensa programação de ações educativas, a oferta de 45 mil testes rápidos (para Aids e Sífilis), e a distribuição de 1,2 milhão de preservativos.

A Campanha, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado e Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, abrangerá a capital e os 61 municípios do interior do Estado.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Wilson Alecrim, no Interior, o lançamento da campanha é agora à tarde, em Itacoatiara. Na capital, as atividades serão desenvolvidas, principalmente, em Unidades de Saúde da Atenção Básica.

Segundo a diretora-presidente da FMT/HVD, Graça Alecrim, a exemplo dos anos anteriores, a Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais está contando com o apoio de várias instituições parceiras e entidades da sociedade civil, para a execução da campanha. “É uma união de esforços entre as equipes de saúde e os representantes destas instituições, para levar informações que destacam a importância da prevenção e, no caso das pessoas diagnosticadas, da adesão ao tratamento. Além disso, a campanha será mais uma oportunidade para facilitar o acesso das pessoas aos exames para o diagnóstico da Aids e Sífilis, que estão disponíveis na rede pública”, disse Graça Alecrim.

Estão colaborando com a campanha, organizada pela FMT/HVD, a Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel)/Programa Galera Nota 10; Fundação Alfredo da Matta, Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude, Manauscult, SESI, Rede Amizade e Solidariedade às Pessoas Vivendo com HIV/Aids, Associação Garotos da Noite e Fórum OSC/AIDS.

Segundo a coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, médica infectologista Silvana Lima, este ano a campanha terá como slogan “O combate à Aids é compromisso de todos”. Ela explica que o objetivo da ação é alcançar a população em geral, mas com ênfase nas populações prioritárias, como adolescentes e jovens, homossexuais e profissionais do sexo.

Silvana detalha que, de hoje, até o próximo dia 6 de dezembro, 13 Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de Manaus estarão realizando palestras e ofertando os testes rápidos de Aids e Sífilis. O exame será ofertado conforme o horário de atendimento de cada unidade.

Também na tarde desta terça-feira, das 16h às 18h, acontecem blitze educativas no Terminal 3 de ônibus da Cidade Nova I. Ação semelhante será realizada nesta quarta-feira (27), no mesmo horário, no semáforo da entrada do Conjunto Manôa; cruzamento da Constantino Néry com Pedro Teixeira; semáforo da av. Grande Circular (em frente ao Shopping GC) e no cruzamento da av. Eduardo Ribeiro com 7 de Setembro, no Centro.

Nos dias 26, 27 e 28, as ações educativas serão levadas aos Centros de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, Teonísia Lobo, Maria de Miranda Leão, 31 de Março, André Araújo e Aparecida; à Casa Brasil e ao Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do Porto.

No próximo domingo (1º /12), haverá um passeio ciclístico, que espera reunir aproximadamente 500 participantes, com saída da sede da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, no bairro do Dom Pedro, às 8h, e chegada à Ponta Negra, por volta de 10h. “Na Ponta Negra, também estaremos com a oferta do teste rápido para HIV e Sífilis, além da distribuição de material informativo e de preservativos masculinos”, afirma Silvana.

A coordenadora detalha que todas as coordenações municipais de DST/Aids e Hepatites Virais estão realizando a campanha, mas que, além da capital, 15 municípios (Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Borba, Coari, Benjamin Constant, Tefé, Iranduba, Careira, Tabatinga, Autazes, Maués, São Paulo de Olivença, Manicoré, Nova Olinda do Norte e Humaitá) terão as ações intensificadas.

Unidades de Saúde onde haverá oferta de Teste Rápido no período de 26/11 a 06/12:

UBS Megumo Kado, Policlínica Dr. Antônio Comte Telles; UBS Frei Valério Di Carli, UBS Augias Gadelha, Policlínica Dr. José Antonio da Silva, UBS Santa Luzia, UBS Amazonas Palhano, Policlínica Ana Barreto, UBS Morro da Liberdade, Postos de Saúde Rural Pau-Rosa, Policlínica Dr. Raimundo Franco de Sá, UBS Maria Leonor de Freitas e UBS Bairro da Paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *