A partir das 8h, uma caminhada de conscientização dá sequência, nesta segunda-feira, dia 19, à programação da 1ª Semana de Enfrentamento à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. O ponto de partida será o Largo do Mestre Chico, de onde a mobilização seguirá até o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro, distribuindo panfletos e mensagens que mostram a importância de a sociedade envolver-se no combate à exploração e denunciar a prática.
Com o mote de “O melhor de nós pelas crianças e adolescentes de Manaus”, a Prefeitura de Manaus está colocando nas ruas uma grande campanha envolvendo diversos de seus órgãos para o combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes na cidade.
A mobilização conta com o envolvimento também de órgãos do Governo do Estado, instituições e a sociedade civil – todos em busca da garantia dos direitos humanos. A abertura da campanha ocorreu neste domingo (18), no Parque Cidade da Criança, com a presença do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Goreth Garcia Ribeiro, além de diversas autoridades e órgãos ligados à defesa dos direitos da criança e do adolescente, além de representantes religiosos e estudantes.
A ideia é fortalecer o trabalho já realizado durante todo o ano pela Prefeitura de Manaus, independente de grandes eventos e reforçado, nos últimos meses, com a criação do Comitê Pró-Copa, que passou a reunir todas as esferas da sociedade que, de uma forma ou outra, já realizavam ações de combate à prática de forma isolada.
Na marcha do ano passado, a prefeitura reuniu aproximadamente três mil pessoas, número que a Prefeitura de Manaus visa ultrapassar não só na marcha deste ano, como também nas outras ações programadas para o decorrer da semana.
Na terça-feira (20), às 8h, a avenida Djalma Batista vai ser palco de um bandeiraço, no cruzamento com a avenida Pará. No dia 21, haverá a Marcha de Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, às 8h, na rotatória do Produtor, na avenida Autaz Mirim, zona Leste de Manaus. A programação encerra-se no dia 24, sábado, às 8h, na praça central do bairro Mauazinho, zona Leste.
Todas as ações têm como finalidade conscientizar, fomentar o debate e fazer com que a população se posicione no combate à exploração sexual e de trabalho de crianças e adolescentes, por meio dos telefones de denúncia: Disque 100, Disque Direitos Humanos (0800 092 6644) e o Disque Denúncia Regional (0800 092 1407).