Os produtores rurais do Amazonas terão uma economia significa na preparação da safra de 2014. A previsão é do presidente da Comissão de Mineração da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Sinésio Campos (PT), que acompanha a instalação da usina de beneficiamento de calcário agrícola que está sendo montada em Manacapuru, município da Região Metropolitana, a 76 km de Manaus.
Além da redução no custo da produção, apontada por Sinésio Campos, o presidente da Agencia de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas, Valdelino Cavalcante, aponta outro importante uso do calcário agrícola extraído da mina do Jatapu, localizada no município de Urucará: a redução no desmatamento e o aumento da recuperação de área já degradas pela agricultura e pecuária.
De acordo com o secretário estadual de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos, Daniel Nava, a redução no preço do calcário agrícola extraído do Jatapu em mais de 70% do preço que hoje é pago pelo produtor rural, foi possível porque o Governo do Estado isentou o minério do pagamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A balsa com as quatro mil toneladas do calcário extraído da mina do Jatapu, atracou, no Porto Itaguara, no Distrito Industrial, em Manaus, no início do mês e, depois de passar por uma inspeção técnica feita por fiscais da Secretaria de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos, seguiu para o município de Manacapuru, onde o produto será triturado e moído, para ser comercializado aos produtores rurais do Estado. A previsão dos técnicos do governo é de que o produto comece ser vendido a partir de dezembro.