“Espero que vocês encontrem no Brasil a felicidade que tiraram de vocês com esse bombardeio. E que a gente possa reconstruir a nossa vida em paz aqui no Brasil”, diz Lula

Com sensação de alívio e gratidão, os repatriados e o embaixador brasileiro no Líbano, Tarcísio Costa, gravaram mensagens comoventes (assista mais abaixo).
Um voo com muitas histórias de esperança e alívio. De felicidade e emoção pela chegada ao Brasil após deixar para trás o som de aviões militares e de sirenes, além dos estrondos e tremores causados por bombas. “Parece que saí do inferno e entrei no paraíso”, definiu Salim Calaun, um dos 229 passageiros resgatados no primeiro voo da Operação Raízes do Cedro. Na chegada, uma recepção articulada por diversas áreas do Governo Federal e a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Base Aérea de São Paulo.
“Espero que vocês encontrem no Brasil a felicidade que tiraram de vocês com esse bombardeio. E que a gente possa reconstruir a nossa vida em paz aqui no Brasil. Vocês sabem que o Brasil tem por volta de oito ou nove milhões de árabes e descendentes, a maioria libaneses. Somos agradecidos, porque vocês ajudaram a construir a cidade de São Paulo, o estado de São Paulo e o Brasil. Vocês têm muita responsabilidade por aquilo que somos”, ressaltou Lula, ao dirigir-se aos repatriados e à imprensa.
“O Brasil é generoso. Não tem contencioso com nenhum país porque a gente não deseja guerra. A guerra só destrói. Quando não perde a vida, perde escola, hospital, médico, uma série de coisas que trazem tranquilidade para a gente. O que constrói é a paz”, completou o presidente.
Cônsul Geral do Líbano em São Paulo, Rudy El Azzi agradeceu a ação brasileira não apenas na missão Raízes do Cedro, mas por todo o apoio dado ao país. “Em nome do povo do Líbano, da comunidade libanesa no Brasil, quero agradecer o presidente Lula e o governo brasileiro. Precisamos do apoio do Brasil e do mundo. Dizem que o Brasil é gigante pela própria natureza. É gigante também pelo coração e acolhimento”, disse.
Confira no vídeo dos relatos durante o embarque
• Primeiro voo de repatriação no Líbano decola de Beirute. Lula receberá os brasileiros
“O Brasil adotou uma posição firme contra os ataques do Hamas a Israel. Também condenamos os ataques do governo de Israel, que levou a morte de milhares de inocentes, incluindo mulheres e crianças, tanto na Palestina quanto agora no Líbano. É uma estratégia de Netanyahu para se manter no poder”, afirmou Lula em rede social.
NOVA MISSÃO – Após a primeira missão da Operação Raízes do Cedro ter sido concluída, o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, revelou que a segunda missão tem início já neste domingo. “Essa aeronave (o KC-30 da FAB) agora decola de volta para Lisboa, trocando a tripulação, para que amanhã (7/10) possamos fazer o mesmo circuito e possamos, em 48 horas, trazer mais 230 pessoas. Temos de tentar colocar aqui na base aérea de São Paulo cerca de 500 pessoas por semana”. A comunidade brasileira no Líbano tem cerca de 20 mil pessoas. Três mil manifestaram interesse em retornar.
EMOÇÃO – A esposa e as duas filhas de Abdalah Fares foram os primeiros a desembarcar. Bandeira do Líbano na mão e camisa com as bandeiras do Líbano e do Brasil, as três protagonizaram o momento simbólico de amizade entre as nações e foram abraçadas por Abdalah, que esperava ao pé da escada. “Queria agradecer mais uma vez ao governo por trazer minha família de volta ao Brasil sãos e salvos”, declarou Abdalah. “Estou muito triste pelas pessoas que ainda estão no Líbano, que ainda não foram resgatadas”, disse completou Lara Fares, 13 anos. “As escolas estão ocupadas, muita gente deslocada nessa guerra, gente que não tem nada a ver com o Hezbollah, completou o pai.
• Confira vídeo da recepção do presidente Lula aos repatriados do Líbano