Polícias Militar, Civil e Federal garantem reintegração de posse de área pertencente à SUFRAMA, no Distrito Industrial

A ação de reintegração de posse teve como objetivo desocupar uma área federal de 160 mil metros quadrados, equivalente a 20 campos de futebol, pertencente à Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).

A área, localizada no Distrito Industrial II, havia sido invadida há alguns meses por mais de cinco mil pessoas. Durante o cumprimento da determinação judicial, a Polícia Militar teve que usar balas de borracha e bombas de efeito moral, para dispensar os invasores.

Para dificultar o acesso da polícia, os invasores bloquearam ruas com troncos de árvores e atearam fogo em pneus.

De acordo com o Capitão Paulo Padilha, um dos comandantes da operação, a resistência de alguns ocupantes da área obrigou a polícia a empregasse a força.

Ao menos uma pessoa ficou ferida, durante a ação policial. De acordo com a autônoma Odeísa Ribeiro, que invadiu uma área com toda a família, a ideia de ocupar o local ocorreu depois que um vizinho a avisou sobre os lotes de terra que estariam sendo disponibilizados, dentro do Distrito Industrial II.

O Secretário do Gabinete de Gestão Integrada, delegado Frederico Mendes, alerta sobre o perigo da comercialização de terras públicas e particulares que transformou a periferia da cidade num grande balcão de negócios para os grileiros que se aproveitam da desinformação da população.

A reintegração de posse foi deferida pela Justiça Federal, por se tratar de área pertencente à união. Mais de 200 policiais foram empregados na operação, que também contou como apoio da Polícia Federal (PF). Para evitar novas invasões na área verde, a PM vai manter patrulhamentos diários no local por tempo indeterminado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *