Bolsistas do CBA fazem ato público de protesto contra atraso de salários

image036

Mais de 40 bolsistas participaram do protesto, realizado em frente ao Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), localizado no Distrito Industrial (DI).

De acordo com o engenheiro florestal Flávio Freires Ferreira, os pesquisadores do CBA reivindicam o pagamento dos salários atrasados e das bolsas para o desenvolvimento de projetos, que  não são repassados aos graduados, mestre e doutores do centro de pesquisas, desde dezembro do ano passado, num total de 49 dias.

Segundo o engenheiro florestal, a folha de pagamento dos 49 pesquisadores do CBA gira em torno de R$ 196 mil. Os bolsistas afirmam que já entraram em contato com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) sobre o atraso, mas o governo federal adiantou que já repassou o dinheiro.

O Centro de Biotecnologia da Amazônia é um projeto estratégico para a região Amazônica, mas, que há mais de uma década, aguarda por uma definição de personalidade jurídica.

De acordo com o MDIC, com a prorrogação dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM), até 2073, o centro de pesquisas passou a ser o principal instrumento para a diversificação do modelo de desenvolvimento regional.

Ainda pela manhã, o diretor técnico-científico da Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FADB), Adriano Premebida, lamentou a situação e explicou que o atraso é resultado de um problema burocrático que já está sendo resolvido e que, até a próxima sexta-feira, os bolsistas estarão recebendo os atrasados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *