O subsecretário de Obras de Barreirinha – município da região do Baixo Amazonas, distante mais de 300 km de Manaus – José Antônio Macklof, mais conhecido como “Boto”, está preso da carceragem do 42º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na sede do município, acusado de desvio de dinheiro público.
A prisão preventiva do subsecretário foi decretada pela Justiça, atendendo pedido do Ministério Público Estadual (MPE-AM).
De acordo com o pedido de prisão, feito pelo Ministério Público (MP), o subsecretário municipal de obras de Barreirinha, usava a conta de um cidadão analfabeto, para receber pagamentos, como se esse fosse funcionário da Prefeitura de Barreirinha. Ele movimentava a conta com empréstimos on line e compras com cartão de crédito, sem o conhecimento da vítima, que não teve a identidade revelada.
Segundo a denúncia do MP-AM, a vítima procurou um vereador do município, Domingos Sávio (PT), para alertar sobre o esquema, mas ignorou. Ainda, segundo disse a vítima ao MPE, o prefeito de Barreirinha, Mecias Pereira Batista, também tomou conhecimento da denúncia, mas não tomou nenhuma providência. Ao contrário, teria tentado subornar a vítima com madeira e litros de óleo diesel.
A produção de jornalismo da Rede Tiradentes tentou contato com o delegado titular do 42º DIP, em Barreirinha, Adilson Cunha, que efetuou a prisão do subsecretário de Obras, José Antônio Macklof, mas ele não atendeu às ligações feitas para o telefone celular dele, de prefixo, 99177.
As ligações feitas para o gabinete do prefeito de Barreirinha, Mecias Batista, também não foram atendidas.