Barcos pesqueiros do Pará invadem áreas de reserva ambiental para pescar no Amazonas, denuncia parlamentar

Dezenas de barcos de pesca do vizinho Estado do Pará estão invadindo o território amazonense de forma predatória para pescar, fazendo um verdadeiro arrastão com redes e malhadeiras, em muitos casos, usando cargas explosivas, desrespeitando as áreas de preservação ambiental.

A denuncia foi feita pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas(Aleam), deputado Cabo Maciel(PR), que pede providência às autoridades estaduais, à Polícia Ambiental e aos órgãos ambientais do Amazonas.

O parlamentar criticou a ausência de fiscalização, que segundo ela, tem facilitado à ação dos barcos paraenses nas águas do rio Amazonas. Os municípios afetados, segundo informações dos próprios pescadores amazonenses, são Nhamundá, Parintins, Maués e Barreirinha. Eles acrescentam, que, agora, os invasores começam a chegar à região de Urucurituba e Vila de Augusto Montenegro.

Além de não respeitar as áreas de proteção ambiental existentes naquela região, destaca Maciel, as embarcações paraenses saem do Amazonas sem recolher um centavo dos impostos relativos ao comércio de peixes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *