10/04/13 – Começou nesta quarta-feira (10), a programação de viagem do barco Puxirum II, do Pronto Atendimento Itinerante (PAI). Na embarcação, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), serão oferecidos serviços gratuitos nas áreas da assistência social, cidadania e saúde, a partir do dia 22, em 17 comunidades rurais, nos municípios de Boca do Acre, Pauiní, Lábrea, Canutama, Tapauá e Beruri, na calha do rio Purus.
A secretária titular da Seas, Regina Fernandes, disse que esse é o segundo barco PAI a deixar a cidade para atender o Interior. Na última sexta-feira (05), a embarcação Puxirum iniciou viagem para a calha do Rio Juruá, onde serão atendidas, a partir do dia 22, 23 comunidades rurais e indígenas nos municípios de Envira, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Itamarati, Carauari e Juruá.
Ela disse que, neste domingo (14), está prevista a saída da terceira embarcação, o Zona Franca Verde, para levar os serviços do Governo do Amazonas às populações dos municípios de Caapiranga, Anamã, Anori, Codajás, Japurá, Maraã, Uarini, Alvarães, Tefé e Coari, nas regiões das calhas dos rios Japurá e Médio Solimões. A expectativa é realizar mais de 600 mil atendimentos neste ano nas três unidades.
O PAI foi criado em 2003 e, neste ano, completa dez anos de atividade com mais de 2,5 milhões de atendimentos em 59 municípios e mais de 239 comunidades rurais e indígenas. “A orientação do governador Omar Aziz e da primeira-dama, Nejmi Aziz, é de levar os serviços de cidadania e saúde do Governo a todas as pessoas. A nossa missão é gerar oportunidades aos nossos irmãos do interior”, disse Regina Fernandes.
O Pronto Atendimento conta com as parcerias das secretárias de Saúde (Susam), Segurança Pública (SSP), Trabalho, Emprego e Renda (Setrab), Exército Brasileiro, Banco do Brasil, Correios e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).