A corrida de táxi está 35,6% mais cara, desde a última segunda-feira (1º), na capital do Estado. De acordo com o Secretário Geral do Sindicato dos Condutores Autônomos e Taxistas de Manaus, Sebastião Cavalcante, o reajuste, válido somente para o mês de dezembro, tem como principal objetivo pagar o 13ª salário dos taxistas que atuam na praça da capital amazonense.
A mudança determina que o quilômetro rodado seja cobrado apenas na bandeira dois, durante o mês de dezembro, elevando o preço de R$ 2,40 para R$ 3, 20 reais.
Para o taxista Wanderley Mendes, que trabalha há 14 anos na praça, a medida representa a garantia de uma renda extra no período do natal e ano novo, porque o número de usuários do serviço aumenta consideravelmente, nesta época .
O motorista Décio Costa, que trabalha no ramo há 18 anos, também espera faturar alto, neste período de festas.
Segundo o aposentado Vanildo Marques, apesar de não ser uma medida simpática, ela é bem aceita pela população, que compreende a necessidade dos taxistas terem melhor remuneração, neste período de festas.
Conforme o Sindicato dos Condutores Autônomos e Taxistas, a categoria possui 4.021 concessões, ou seja, placas de táxi autorizadas, em Manaus, mas estima-se que esse número seja muito maior, se forem considerados os profissionais não sindicalizados.