Bancos de Leite aguardam doadores, nesta terça-feira (19), na Campanha de sensibilização sobre Doação de Leite Materno

724_ext_arquivo
Os Bancos de Leite (BLH) da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) promovem, na manhã desta terça-feira (19), a partir das 8h, uma programação especial de sensibilização, para marcar o Dia Mundial de Doação do Leite Humano.

Equipes que integram o serviço estarão nos cinco terminais de ônibus da cidade (T1, T2, T3, T4 e T5), para distribuir material informativo sobre o tema e dar orientações sobre como é possível fazer as doações. As informações também estarão sendo intensificadas na rede de maternidades do Estado, junto às grávidas e puérperas.

O objetivo da campanha, explica o secretário estadual da Saúde, Wilson Alecrim, é chamar a atenção para a importância da doação, ampliando o número de mulheres que, estando em fase de amamentação, podem colaborar para manter os estoques dos bancos de leite.

Alecrim ressalta que o leite coletado e processado pelos BLHs é utilizado, principalmente, na alimentação de crianças prematuras, que estão em tratamento nas Unidades de Terapia Intensiva de maternidades públicas e particulares do Estado.

“A ação organizada pelos BLHs é, também, mais uma oportunidade para reforçar as orientações sobre o valor do aleitamento materno, como uma das estratégias comprovadamente mais eficientes para a prevenção de doenças e a redução dos índices de mortalidade infantil”, frisou Wilson Alecrim.

Atualmente, três bancos de leite funcionam na rede estadual de Saúde: o Banco de Leite do Amazonas, vinculado à Maternidade Ana Braga; o Fezinha Anzoategui, vinculado ao Instituto da Mulher Dona Lindu; e o Galileia, vinculado à Maternidade Azilda Marreiro. Eles têm vinculados 13 postos de coletas, que funcionam em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Maternidades. No ano passado, os três serviços conseguiram, juntos, coletar e processar quase dois mil litros de leite humano, beneficiando mais de 3,7 mil crianças.

“A captação de doadoras exige um esforço permanente das equipes que integram os Bancos de Leite e a rede de postos de coleta. É preciso um trabalho constante de sensibilização das mães, para que elas fiquem atentas à possibilidade de contribuir com o serviço, sempre que puderem destinar um pouco do seu leite materno para ajudar na recuperação de outras crianças”, destaca a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Katherine Benevides. Segundo ela, para facilitar o acesso das mães doadoras ao serviço, a Susam tem a meta de ampliar, neste ano, em mais 20 o número de postos de coleta vinculados aos três bancos de leite da rede.

A pediatra Kelly Gomes, que atua na UTI neonatal da Maternidade Ana Braga, acompanha de perto a necessidade dos prematuros de contarem com o suporte do leite coletado pelos BLHs. “Ao contrário dos bebês que nascem em condições normais de idade ou peso, esses recém-nascidos não podem ir para casa logo. As mães estão também envolvidas num clima de expectativas e apreensões que, muitas vezes, dificultam a produção do leite materno. Daí a importância do leite doado para o atendimento desses casos”, frisa a pediatra. Em licença maternidade, mãe de uma bebê que está prestes a completar 5 meses de vida, a doutora Kelly não hesitou em ser, ela mesma, uma mãe doadora e já fez contribuições com o BHL da Ana Braga. “Não podemos esquecer dos nossos pequeninhos que estão lá, lutando pela vida e necessitando deste alimento que é fundamental para a saúde dos bebês”, destaca a pediatra.

Como doar – As mulheres em fase de amamentação, que queiram colaborar com os bancos de leite, não precisam se deslocar até os postos de coleta. É necessário apenas entrar em contato com uma das unidades do serviço ou um dos postos de coleta e informar que querem ser doadoras. Uma técnica do serviço fará uma primeira visita à mãe para orientá-la sobre o procedimento correto para retirar e guardar o leite, até que o carro de coleta passe para pegar o produto. No caso do Banco de Leite da Ana Braga, o contato por ser feito pelos telefones 3647-4234 e 3647-4235, no horário de 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os contatos com o Banco de Leite da Galileia podem ser feitos pelo telefone 3643-5523, 3643-5500 ou 98807-7973. O Banco de Leite Fezinha Anzoategui atende no número 3643-8146. Sempre de segunda a sexta-feira.

Além do leite, o serviço também necessita de doações de frascos de vidros (embalagens de Nescafé ou maionese), que são utilizados como depósito no processo de coleta e armazenamento do produto, disponibilizado às maternidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *