Balsa atinge plataforma de captação do Proama e deixa 500 mil pessoas sem água, na zona Leste

A colisão de uma balsa transportadora de areia com a plataforma de captação do Programa Águas para Manaus (Proama), na tarde desta terça-feira (24), provocou a suspensão do fornecimento de água para cerca de 500 mil pessoas da zona Leste.

De acordo com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus (Semcom), imediatamente após o ocorrido, o prefeito Arthur Virgílio Neto e o governador José Melo determinaram que providências imediatas fossem tomadas para que os prejuízos sejam mínimos à população.

A colisão ocorreu após a balsa perder o controle e atingir parte da plataforma, danificando a estrutura e interrompendo o fornecimento de água. Como parte das medidas determinadas, a Defesa Civil do Estado e a Polícia Civil estão fazendo a perícia técnica para avaliar o risco que apresenta a estrutura danificada.

Além disso, um calculista especializado de São Paulo chega nesta quarta-feira (25), a Manaus para avaliar os prejuízos e explicar sobre a gravidade do problema.

O diretor-executivo do Proama, Sérgio Ramos Elias, ressaltou que o acidente foi resultado da irresponsabilidade do condutor da balsa, que não deveria navegar tão próximo a margem.

Ainda segundo Sérgio Elias, toda a estrutura era protegida por defensas, devido ao grande fluxo de barcos no local, porém pelo fato de a balsa em questão se tratar de uma embarcação de grande porte, a estrutura acabou danificada.

O diretor Sérgio Elias lamentou que o acidente tenha prejudicado os moradores da zona Leste, que, há poucos meses, tiveram o abastecimento de água regularizado pelo Proama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *