A integração foi o fator principal para o sucesso da participação de Manaus na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, de acordo com o balanço oficial do evento, apresentado nesta terça-feira (15), pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e pelo governador José Melo, em entrevista coletiva, no Centro de Convenções Vasco Vasques, situado ao lado da Arena da Amazônia Vivaldo Lima.
Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, Município e Governo do Amazonas não mediram esforços para que juntos garantissem aos turistas e aos amazonenses toda a comodidade e segurança que uma Copa do Mundo precisa ter.
Em meio aos destaques e números, para o prefeito, Manaus foi a grande campeã, pois ganhou uma taça por sua hospitalidade, por sua preparação para o turismo, por sua beleza e maturidade.
A visão do governador José Melo não é diferente. Ele destacou que, após a Copa, Manaus aumentou sua potencialidade turística, uma vez que 90% dos 120 mil turistas que aqui estiveram, visitaram a cidade pela primeira vez.
A FIFA Fan Fest™, realizada no Complexo Turístico Ponta Negra, recebeu um público total de 502.903 pessoas durante os 25 dias de evento. Além das 104 horas de jogos transmitidos, 13 atrações nacionais e 56 locais fizeram a festa dos torcedores.
Passaram pela estrutura de 36 mil m², reservada ao evento, visitantes de 30 países e brasileiros de 14 estados. Para ajudar no atendimento às necessidades dos visitantes, além dos quiosques instalados, foram cadastrados 100 vendedores ambulantes.
E para manter a ordem na Ponta Negra, foram retiradas do complexo 288 toneladas de lixo por agentes da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp).
Os 40 catadores do projeto Coleta Seletiva Solidária recolheram 12 toneladas de resíduos sólidos, que foram destinados às associações que fazem parte do projeto.
No total, 3,5 mil pessoas envolveram-se no apoio e organização da Fan Fest. Entre eles, servidores da saúde, Forças Armadas, segurança, trânsito, transporte, limpeza pública, assistência social e comunicação.
Em 30 dias de operação, uma frota de 301 ônibus foi direcionada para atendimento à Fan Fest e Arena da Amazônia. Oito linhas especiais foram criadas para atender aos torcedores nos dias dos jogos e atenderam a 16.859 pessoas.
No período de 6 a 25 de junho passaram (entre embarques e desembarques) pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes 260 mil passageiros, o que representou um aumento de 63% do fluxo em relação ao mesmo período do ano passado.
Desse total, 200 mil passageiros vieram em voos domésticos e 60 mil em voos internacionais. Deve-se levar em consideração que muitos dos turistas internacionais deslocaram-se dentro do país de um estado para o outro.
A Arena da Amazônia sediou quatro partidas, com média de ocupação de 99% em todas as partidas, totalizando um público de 160.227.
Os jogos contabilizaram índices positivos também na satisfação dos turistas. Um total de 119.925 esteve em Manaus, deixando R$ 325,8 milhões à economia local.
A ida à Arena da Amazônia agradou aos estrangeiros em 99,6%, já o torcedor nacional se mostrou mais exigente tendo o seu índice de satisfação em 97,9%.
Dentre aqueles que vieram a Manaus e optaram por ficar mais dias além dos jogos, os turistas estrangeiros permaneceram em média 5,4 dias a mais, enquanto os brasileiros ficaram 6,5 dias. Para o turista brasileiro, a intenção de voltar ficou em 89%, enquanto para os estrangeiros a intenção foi de 79%.
Outro número animador foi o da arrecadação do Estado, que apontou recorde no primeiro semestre, chegando a R$ 4,37 bilhões. O número superou em R$ 71 milhões o valor arrecadado no mesmo período de 2013, de acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM).