Avanços da dermatologia são debatidos em congresso mundial da área em Milão

Evento contou com a participação de médicos amazonenses em palestras e simpósios

Cerca de 16 mil pessoas ligadas às diversas áreas da dermatologia, alem da indústria farmacêutica, participaram em Milão, Itália, do 24º. Congresso Mundial de Dermatologia (WCD), realizado a cada quatro anos pela Liga Mundial das Sociedades Nacionais de Dermatologia. Dentre os palestrantes e instrutores de cursos, falando para parte deste público, estavam os médicos Sinésio Talhari e Carolina Talhari, referência nesta área no Amazonas.

De acordo com Sinésio Talhari, no congresso, que se encerrou dia 15 de junho, os profissionais tiveram acesso às informações sobre os principais avanços da área, como as novas abordagens no tratamento dos pruridos associados a alergias (urticária, dermatite atópica e outras dermatoses com prurido crônico), vitiligo (reavaliações dos tratamentos com fototerapia associados a medicamentos tópicos, estudos com novos medicamentos), avaliações dos medicamentos para acne, queda de cabelos, dentre outros.

Sinésio Talhari fez palestra sobre o tema “Hanseníase em pacientes com Aids” e presidiu também o Simpósio de Dermatologia Tropical, onde foram abordados diferentes tópicos dessa área, tais como leishmaniose, diagnóstico precoce e prevenção da hanseníase, tuberculose cutânea, dentre outros.

Carolina Talhari ministrou aulas nos simpósios “Novos imunomoduladores tópicos”, relacionado aos tratamentos inovadores com estimuladores do sistema imunológico da pele; “Doenças tropicais importadas por viajantes”, que tratou sobre doenças infecciosas cutâneas em pessoas que viajam para países tropicais e, ainda, em “Doenças bacterianas da pele”, que abordou avanços no diagnóstico e tratamento de doenças, causadas por bactérias, que acometem a pele.

“Toda a vasta área da dermatologia foi coberta no Congresso”, informou Sinésio Talhari, destacando, dentre as atividades, a dermatologia básica e tradicional, com múltiplas doenças, tais como alergia dermatológica (dermatite atópica, urticária, alergias a medicamentos e outras); psoriase; doenças do colágeno (lupus e outras); alopecias (quedas de cabelo, de várias origens); doenças da pigmentaçao (vitiligo, melasma e outras), Doenças Sexualmente Transmissíveis; micoses; doenças bolhosas; doenças dermatológicas associadas a Aids; doenças infecciosas (hanseníase, micoses, doenças ocasionadas por vírus, tais como herpes, diversas infecçoes bacterianas da pele); genodermatoses (múltiplas doenças transmitidas geneticamente); alem de outras enfermidades.

Sinésio destaca que o diagnóstico, o tratamento e a prevenção dos cânceres de pele também foram tema de inúmeros simpósios e conferências. Outra área, com diversos tópicos a serem discutidos, segundo o médico, foram os tratamentos com as diferentes indicações de laser. “Neste grupo, estão incluídos os tratamentos de rejuvenescimento cutâneo, de hemangiomas e os múltiplos tratamentos cosméticos. A Cosmiatria dermatológica, cada vez mais, tem espaço importantíssimo nas programações dos congressos de dermatologia”, afirma Talhari.

Com informações da assessoria de imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *