
Serviços visam reparos no berço de apoio do flutuante intermediário e na instabilidade geotécnica do talude frontal e das laterais do retroporto
As obras emergenciais da Instalação Pública de Pequeno Porte (IP4) do município de Canutama, no Amazonas, estão em pleno andamento. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou a desmontagem do porto como parte dos esforços para resolver problemas estruturais críticos identificados no berço de apoio do flutuante intermediário e na instabilidade geotécnica do talude frontal e das laterais do retroporto.
A instabilidade geotécnica do talude frontal indica problemas na capacidade da encosta próxima ao porto de resistir às forças naturais, podendo levar a deslizamentos de terra ou colapsos. Este é um dos principais focos das intervenções, que visam garantir a segurança física do patrimônio público e a proteção da população local, composta por aproximadamente 16 mil habitantes, diante dos riscos associados à situação emergencial verificada no local.
A IP4 desempenha um papel importante para Canutama, sendo fundamental para o transporte e o comércio local. Sua operação segura não apenas facilita o escoamento da produção agrícola e pesqueira da região, mas também sustenta parte significativa da economia local.
Com um orçamento de aproximadamente R$ 18 milhões, equipes especializadas estão trabalhando para fortalecer a infraestrutura comprometida. A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos até o mês de dezembro, proporcionando um ambiente mais seguro e estável para todos os envolvidos.