Membros do Poder Judiciário participaram de uma viagem à Região Amazônica para conhecer o trabalho desenvolvido pelas Forças Armadas no local.
Além de apresentar o valor estratégico e os principais desafios, a visita também estabeleceu o contato de autoridades civis com a realidade dos militares e seus dependentes em regiões inóspitas do território brasileiro.
A viagem foi realizada pela Assessoria Parlamentar do Comandante da Aeronáutica (ASPAER), em conjunto com a Assessoria de Apoio para Assuntos Jurídicos do Gabinete do Comandante do Exército.
A comitiva visitou o Comando Militar da Amazônia (CMA) e assistiu a uma palestra sobre as ações do Exército Brasileiro na Amazônia Ocidental e as ações da Marinha do Brasil naquela região.
Nas instalações do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), foram apresentadas as atividades da Força Aérea Brasileira (FAB) na Amazônia, como o Controle e Defesa do Espaço Aéreo no local.
Na Base Aérea de Manaus (BAMN), o grupo pôde ver uma exposição estática das aeronaves utilizadas nas missões de responsabilidade do Comando da Aeronáutica, com o intuito de aproximar as autoridades da rotina operacional dos militares da FAB.
“A realização de atividades desse cunho, reveste-se de uma notória importância por permitir a vivência em loco, da realidade vivida pelos militares que servem e defendem a Região Amazônica”, diz o Procurador-Geral da União, Paulo Henrique Kuhn.
Durante a viagem, a comitiva conheceu as instalações do Comando da 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl), localizada em São Gabriel da Cachoeira (AM) além do 2º Pelotão Especial de Fronteira (2º PEF), em Querari (AM).
Foi realizada uma palestra sobre as peculiaridades do trabalho do Exército Brasileiro na Região e apresentadas as instalações e materiais utilizados pelos militares na defesa do país. O grupo também teve a oportunidade de conhecer uma comunidade indígena.
Fonte: Força Aérea Brasileira