O aumento no preço da energia elétrica começou a valer, a partir deste sábado (1º/11). O consumidor amazonense teve um reajuste anual médio de 18,62%.
Durante entrevista coletiva, na sede da Eletrobras Amazonas Energia, os diretores da empresa informaram que o reajuste terá influência no valor das contas de forma gradativa e proporcional aos dias de consumo.
Para os consumidores residenciais o aumento será de 15,83%, enquanto, para os consumidores com fornecimento em Média e Alta Tensão o reajuste será de 22,63%.
De acordo com o diretor-presidente da Eletrobras Amazonas Energia, Radyr Gomes de Oliveira, a nova tarifa reflete o impacto da forte estiagem que provocou o aumento do custo da geração.
Segundo os diretores da empresa, foram investidos mais de R$3 bilhões, de 2009 pra cá, para aumentar a distribuição e geração de energia em toda a cidade, mas os problemas de desvio de energia, os famosos “gatos”, acidentes de trânsito e o tempo na capital, ainda são os maiores vilões para o abastecimento de energia.
Conforme a concessionária Amazonas Energia,cerca de 700 mil unidades de consumo são atendidas, em todo Estado.