No próximo ano, Manaus vai receber artistas de todo o mundo. Pela primeira vez, o Brasil vai sediar o Congresso Internacional de Teatro e a cidade foi escolhida para receber o evento.
O Congresso é realizado pelo Instituto Internacional de Teatro (ITI, sigla em inglês para International Theater Institute), entidade vinculada à Unesco e a maior representação política das artes cênicas no mundo.
Na capital amazonense, o evento vai ser coordenado pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
Em visita à cidade pela segunda vez, membros do ITI reuniram-se com representantes da prefeitura na manhã desta quinta-feira, 11 de junho, no Palácio Rio Branco, Centro Histórico da cidade, para definir os últimos detalhes da programação do congresso.
O evento está previsto para acontecer durante uma semana, na primeira quinzena de junho de 2016. Segundo o presidente do Concultura, o escritor e diretor de teatro amazonense Márcio Souza, o objetivo é fazer uma edição mais diversificada do congresso.
São esperados aproximadamente 1500 artistas e estudantes de todo o mundo. Países como a China, Cuba, Chipre e Suécia já confirmaram representantes e disponibilizaram apresentações para serem realizadas em Manaus durante o evento. Além disso, espera-se que mais de mil estudantes de regiões e países vizinhos participem da programação.
Segundo o presidente do Instituto Internacional de Teatro, Mohamed Sai Al-Afkham, o objetivo do congresso é promover a discussão das diretrizes e rumos do teatro no mundo, além de possibilitar o intercâmbio cultural e artístico entre diversos países.
E por que entre tantas cidades sul americanas, Manaus foi escolhida para sediar um evento desse porte? Segundo o diretor presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, a receptividade do povo manauara é a explicação.
Além das apresentações teatrais, dança, espetáculos circenses e oficinas vão acontecer por toda capital.
Uma próxima reunião do instituto deve ser realizada em Xangai, em novembro, para apresentar e consolidar as decisões tomadas neste encontro.
O primeiro congresso aconteceu em Praga, Varsóvia, em 1948, quando também foi fundado o ITI, por iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O último Congresso foi realizado em Yerevam, na Armênia. Para 2016, a Organização espera que o congresso a ser realizado em Manaus seja um do melhores já realizados no mundo.