Após último encontro, Prefeitura de Manaus encaminhará Plano Municipal de Juventude para CMM

Após o 20º e último encontro realizado neste fim de semana, a administração municipal já tem a opinião dos jovens de Manaus sobre a criação do primeiro Plano Municipal de Juventude. O debate aconteceu no último sábado (10), no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus, na Avenida Joaquim Nabuco, Centro, e contou com a presença dos representantes do Conselho Municipal de Juventude (CMJ).

O Plano Municipal de Juventude segue após após reunião extraordinária entre os conselheiros, no próximo dia 22, para a Câmara Municipal de Manaus (CMM), onde deverá ser aprovado. Caso aprovado, Manaus vai ser a primeira capital do norte do país a possuir políticas públicas voltadas especialmente para as jovens e terá validade de 10 anos.

Para o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Mário Barros, o Plano Municipal de Juventude garantirá importantes políticas públicas para os jovens da capital amazonense, tema que recebeu forte atenção do prefeito Arthur Virgílio Neto e vem sendo reforçado nesta gestão com o vice Marcos Rotta.

Segundo o presidente do CMJ, Bruno Soares, o encontro foi uma audiência pública para mostrar pontos discutidos nas edições anteriores e o que ainda pode ser mudado pelos conselheiros.

“Esse foi uma espécie de prestação de contas de tudo o que foi discutido para saber se efetivamente foi contemplado o anseio da juventude.”

Durante esses debates foram abordados temas relevantes como saúde, mobilidade urbana, meio ambiente, além de cultura. As reivindicações foram realizadas por jovens, moradores de várias zonas da capital.

Uma das representantes do conselho, a produtora cultural Michelle Andrews, ressaltou a importância do encontro e sobre a aprovação do Plano Municipal de Juventude.

“Esse é o maior foco. Ter os nossos direitos garantidos em lei é o mais importante do processo.”

Vinculado a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), o Conselho Municipal de Juventude foi instituído pela lei 2.025 de 2015 e sancionado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto para discutir e elaborar políticas públicas voltadas à juventude manauara.

O Conselho é formado por 15 representantes do poder público e 15 representantes da sociedade civil organizada, eleitos em conferência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *