A uma semana do Festival Folclórico, o aeroporto de Parintins é reaberto, depois de ser rebaixado de categoria, pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A liberação só foi possível, após o cumprimento de normas de segurança exigidas pelo Ministério da Aeronáutica.
O rebaixamento de categoria ao aeroporto Julio Belém em Parintins foi em função da ausência de equipamentos indispensáveis a segurança, durante as operações das aeronaves.
Após uma inspeção detalhada, técnicos da ANAC constataram que o município cumpriu as determinações do Ministério da Aeronáutica, adquirindo o liquido que produz espuma química indicado pelos técnicos da agência. Com isso, de acordo com o gestor do aeroporto Julio Belém, Paulo Pessoa, o aeródromo voltou a operar sem restrições, para aeronaves com capacidade de até 140 passageiros. Como explica .
Segundo Paulo Pessoa, a partir de hoje, o aeroporto Julio Belém passa a operar 24 por dia. Na opinião dele, a normalidade das operações terá reflexo direto na economia de Parintins.
Em função da Copa do Mundo os slots de voos não foram liberados, mas já estão todos aprovados no sistema do aeroporto.