As escolas públicas e privadas de Manaus já podem organizar visitas ao Parque Estadual Samaúma, localizado no bairro Cidade Nova I, zona Norte de Manaus. Reinaugurado nesta quinta-feira (3), o parque poderá receber as visitas de alunos das escolas estaduais e municipais, desde que as visitas sejam organizadas pelos professores.
O governador José Melo e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, participaram, da solenidade de reinauguração.
A reserva ecológica não recebia nenhum tipo de obra de recuperação há dez anos. No início deste anos, o parque foi vandalizado e teve parte das suas instalações e equipamentos destruídos. Os vândalos e marginais usavam a mata para se esconder e consumir drogas.
Com uma área de 56 hectares, o parque recebeu 2,7 quilômetros de muro para proteger o local.
Além da restauração completa da biblioteca, que havia sido destruída durante a ação de pichadores, o parque ganhou também ganhou uma sala de informática, um parque infantil e teve as trilhas recuperadas.
Outras obras estão previstas, como a construção de espaços que retratarão a vida do seringueiro e monumentos históricos, como o Teatro Amazonas.
O prefeito Arthur Neto destacou a importância do Parque Sumaúma para o despertar da consciência ecológica na população, que, para ele, tem por obrigação preservar uma das maiores áreas verdes em perímetro urbano.
Para o governador do Amazonas, José Melo, o parque tem um importante papel na educação ambiental e, com a reinauguração, a comunidade de Manaus tem de volta uma importante área de preservação.