O Estado de alerta para Manaus e mais dez cidades do pais foi divulgado na terça-feira (19), pelo Ministério da Saúde (MS), juntamente com os dados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Mosquito da Dengue (Liraa), que fazem parte do novo mapa da dengue no país.
O secretário municipal da saúde, Evandro Melo, disse que a capital do Amazonas registrou, já no mês de outubro deste ano, aumento de focos do mosquito.
Dados da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) mostram que a população local está mais suscetível em contrair a doença em 2014, considerado que, em 2011, mais de 50 mil casos foram registrados e, em 2012, mais de 5 mil pessoas foram diagnosticadas com dengue.
Segundo Evandro Melo, para diminuir os números dos possíveis casos da doença, a Semsa antecipou as ações de eliminação dos criadouros.
O secretário anunciou, ainda, uma grande campanha publicitária, com veiculação, a partir do fim de novembro, com o objetivo de alertar a população para os perigos da Dengue.
Apesar de haver riscos, Evandro Melo descarta uma epidemia. Ele acredita na eficácia dos trabalhos de combate ao mosquito.
De acordo com a Semsa, até outubro deste ano, mais de 12 mil casos de dengue foram confirmados na cidade. Na região Norte, o período de maior proliferação do mosquito é entre janeiro a março.