Após pressão de regulamentados, prefeitura de Manaus anuncia fiscalização contra mototaxistas ilegais

TM - 31-07-2013 MOTOTAXISTAS FAZEM MANIFESTACAO DE AGRADECIMENTO AO PREFEITO ARTHUR (5)

Após muita pressão de mototaxistas regulamentados, a Prefeitura de Manaus, por meio da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), anunciou, nesta quarta-feira (19), que, a partir da próxima segunda-feira (24), vai intensificar a fiscalização para retirar os mototaxis piratas de circulação.

De acordo com a SMTU, também a partir desta data, será obrigatório o uso da tabela de preços das corridas, por parte dos motaxistas regulamentados. De acordo com as regras já estabelecidas, cada quilômetro rodado custará ao passageiro R$ 1, mais a bandeirada, no valor de R$ 3.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, pelo superintendente da SMTU, Pedro Carvalho, após reunião com secretários municipais e uma comissão de representantes dos mototaxistas legalizados.

Pela manhã, a categoria já havia feito um manifestação em frente ao prédio da prefeitura, para pedir rigor na fiscalização e outras reivindicações.

O próprio prefeito Arthur Virgílio Neto conversou com as lideranças, por telefone, e encaminhou a reunião com os secretários.

Arthur garantiu que o poder público vai fazer o necessário para atender às reivindicações dos que já estão legalizados, mas sem esquecer os trabalhadores que estão se legalizando, com a abertura da nova licitação.

Após a reunião, Pedro Carvalho confirmou que as fiscalizações serão intensificadas.

Durante a reunião, o superintendente destacou, ainda, a fixação no valor da corrida que será cobrada pelos mototaxistas legalizados e a preocupação com a segurança dos passageiros.

O aumento da fiscalização e as regras de cobrança das corridas agradaram os mototaxistas. Para o presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Manaus (Sindimoto), Anderson Souza, a maior preocupação dos regularizados é que, com o período de férias coletivas do Distrito Industrial (DI), muitos trabalhadores comecem a oferecer o serviço de mototaxi, provocando prejuízos para a categoria.

As zonas Norte e Leste da capital serão as primeiras áreas fiscalizadas. A estimativa é que existam mais de 6 mil mototaxis piratas rodando em Manaus. O número de mototaxistas habilitados é de 1679. Uma nova licitação vai ser aberta em janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *