A 269ª Reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (CAS/SUFRAMA), foi realizada no auditório da autarquia, no Distrito Industrial (DI), e contou com a presença do coordenador da bancada federal em Brasília, como o Senador Omar Aziz (PSD), parlamentares e, ainda, a participação do Prefeito Artur Virgílio Neto (PSDB) e do Governador do Estado, José Melo (PROS).
O encontro foi presidido pelo Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ivan Ramalho, que precisou justificar a ausência do ministro da pasta, Armando Monteiro, à reunião.
O encontro para a provação de novos projetos industriais veio após oito meses de interrupção das reuniões do CAS, motivada pelo impasse na nomeação do novo Superintendente da SUFRAMA. Sem um posicionamento, o representante do MDIC, procurou explicar a demora.
Durante o encontro de trabalho, o CAS aprovou 108 projetos industriais, sendo 31 de implantação e 77 de ampliação, atualização e diversificação. De acordo com o superintendente interino da SUFRAMA, Gustavo Igrejas, investimentos que somam U$ 1,6 bilhão de dólares. Em época de crise, previsão é gerar até 2.438 novos empregos.
Na reunião, o governador José Melo e o senador Omar Aziz cobraram, ao secretário, a nomeação imediata do novo superintendente e defenderam a colocação de um técnico para chefiar a autarquia. O contingenciamento dos recursos da SUFRAMA também foi alvo de críticas, por parte do Senador Omar Aziz.
Além das críticas e cobranças, a reunião do CAS também serviu para o secretário executivo do MDIC, Ivan Ramalho, anunciar o cronograma de reuniões do CAS, para este ano.
Servidores da SUFRAMA que também acompanharam a reunião, receberam o apoio dos parlamentares da bancada federal, em relação à Reestruturação do Plano de Cargos, que, depois de aprovado, está dependendo apenas da sanção da Presidente Dilma Rousseff (PT).
A próxima reunião da SUFRAMA será realizada na primeira quinzena do mês de maio, para avaliação e aprovação de projetos que ficaram pendentes.