Os casos suspeitos de meningite, no município de Santo Antônio do Içá, a 878 km de Manaus, não foram confirmados. Foi o que informou, nesta segunda-feira (28), a Secretaria de Estado da Saúde (Susam). O anúncio foi feito após os resultados das investigações de campo conduzidas pelos técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). E também a partir da conclusão da análise laboratorial realizada pela FMT-HVD.
O secretário estadual da Saúde, Pedro Elias de Souza, tranquilizou a população do município, descartando qualquer possibilidade de surto de meningite.
De acordo com a FMT-HVD, havia 07 casos suspeitos, notificados por telefone, pelo município, na última quinta-feira (24), com dois óbitos, sendo que ambos não apresentaram quadro clínico compatível com a doença.
A diretora presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, explica que o exame feito nos pacientes internados na unidade hospitalar do município foi de análise de líquido cefalo-raquidiano (LCR). “Os pacientes haviam sentido fortes dores de cabeça, mas constatou-se que os casos não eram de meningite”, afirmou.
O trabalho realizado pelo Governo do Estado em Santo Antônio do Içá foi coordenado pelo médico Marcelo Cordeiro, da FMT, e epidemiologistas da FVS, ambos órgãos vinculados à Susam. Os técnicos avaliaram os pacientes internados e conduziram as investigações necessárias para confirmação ou não de surto da doença.