Após tragédia em Educandos, Manaus vive dia de solidariedade com famílias afetadas pelo incêndio

Após a noite de terror que tomou as vidas de várias famílias que perderam tudo o que tinham no incêndio do bairro Educandos, zona Sul de Manaus, a capital do Amazonas amanheceu tomada por demonstrações de solidariedade do povo amazonense.

Envolvidas pelo espírito de natal, pessoas comuns, órgãos e entidades públicas decidiram ‘dar as mãos’ em torno da ajuda às cerca de 2 mil pessoas atingidas pela tragédia, que, apesar de não ter contabilizado vítimas fatais, já pode ser considerada a maior de todos os tempos, na história da capital.

Vila Olímpica recebe doações para as famílias que foram vítimas do incêndio no bairro Educandos

Alimentos, roupas, calçados, objetos de higiene pessoal e limpeza. Esses são alguns dos itens que estão sendo doados pela população e entregues ao longo da madrugada desta terça-feira (18/12), na Vila Olímpica de Manaus, localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, em uma ação do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Até o momento, dois locais foram disponibilizados para abrigar as vítimas do incêndio no bairro Educandos, a Vila Olímpica de Manaus e a Arena Amadeu Teixeira. De acordo com o secretário da Sejel, Manoel Almeida, a ideia é aguardar a chegada das famílias e acomodá-las da melhor maneira possível.

“Estamos recebendo doações de todos os lugares. São muitas pessoas se solidarizando e querendo ajudar de alguma forma. Tenho recebido ligações e mensagens a todo o instante, de pessoas oferecendo apoio e isso é maravilhoso. Continuaremos com as arrecadações e quem puder contribuir, a Vila Olímpica estará de portas abertas”, destacou.

Ao todo, o Hotel da Vila Olímpica espera receber 100 pessoas. Caso esse número aumente, as vítimas serão encaminhadas à Arena Amadeu Teixeira, de modo que nenhuma família fique desamparada. O titular da Sejel disse ainda que esse trabalho de amor ao próximo é um esforço conjunto.

“Vale ressaltar que as doações angariadas e os alojamentos disponibilizados são parte de um esforço conjunto com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), com a Defesa Civil da Prefeitura de Manaus e demais órgãos, que não tem medido esforços em prol desta causa. Além disso, temos aliados importantes nessa missão, como as igrejas católica e evangélica, e a população, que tem se mostrado solidária a todo o instante”, finalizou Manoel Almeida.

Ação Solidária no Procom-AM

O Procon Amazonas se solidariza com as famílias do bairro Educandos e disponibiliza a sede do órgão como posto de arrecadação de doações.

Os alimentos não-perecíveis, roupas, sapatos, lençóis, fraldas e produtos de higiene pessoal poderão ser entregues na sede do Procon Avenida André Araújo, 1.500, bairro Aleixo, das 8h às 14h até o dia 21/12, sexta-feira.

#SomosTodosEducandos

 

Parlamento municipal também se mobiliza para ajudar vítimas

Os vereadores de Manaus iniciaram neste momento uma ação solidária, envolvendo todo o parlamento municipal, para arrecadar alimentos e água potável que serão doados às famílias vítimas do incêndio que destruiu mais de 600 casas, no bairro de Educandos, zona Sul de Manaus, na noite de segunda-feira (17/12).

A meta, de acordo com o presidente, em exercício da CMM, Reizo Castelo Branco (PTB) é arrecadar cerca de cinco mil toneladas de produtos, até o meio dia de quarta-feira (19/12), quando as doações serão entregues às famílias, com apoio da Defesa Civil do Município.

CBM-AM mobilizado, em solidariedade às vítimas do incêndio

A associação dos Delegados de Polícia do Amazonas (Adepol-AM) também se associou à campanha pelas famílias atingidas pela tragédia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *