Com duas mortes registrada em Manaus por conta do vírus e considerando o período para a maior ocorrência de casos de Síndrome Gripal, em especial Influenza A (H1N1) e o Vírus Sincicial Respiratório, a Prefeitura de Manaus apresenta, nesta segunda-feira (25/2), as ações adotadas pelo município para prevenção e manejo clínico destes vírus na capital.
A ação acontece às 10h, no auditório Dr. Deodato de Miranda Leão, na sede da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

21 de abril de 2018. Movimentacao dos Postos de Saude no segundo dia de vacinacao da H1N1. Na foto vacinacao no Posto de saude Paulo Marcelo, Centro.
– Cidade – 27ci0401 – FABIANE DE PAULA
Estarão presentes técnicos da Secretaria, que falarão sobre as providências tomadas contra os vírus, entre elas, a Nota Técnica encaminhada aos Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, reforçando as recomendações nos serviços da rede municipal, principalmente em relação ao risco atual para a cidade de Manaus, que já registrou 2 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causados pelo vírus Influenza A (H1N1).
Vacina ainda não está disponível em Manaus
Em entrevista à Rede Tiradentes, nesta manhã, o prefeito Arthur Virgílio Neto confirmou as mortes e disse que, até o momento, já foram registrados 149 casos de pessoas infectadas.
Ele confirmou que a vacina ainda não está disponível na rede municipal de saúde, por causa das dificuldades do novo governo.
De acordo com Arthur, a Prefeitura quer antecipar a vacinação e já pediu rapidez ao Ministério da Saúde na compra da vacina contra a doença.
Segundo o prefeito, cerca de 10 mil doses de Tamiflu estarão sendo recebidas pelo governo do Estado e, quando estiveram na cidade, estarão disponíveis em toda a rede de saúde do Estado e do município, em todas as zonas da cidade e na zona rural de Manaus.