Balanço estatístico divulgado nesta terça-feira (29), pela Secretaria da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), aponta intensa atividade dos policiais do programa Ronda no Bairro na noite-madrugada. Nas últimas 12 horas, 15 pessoas foram presas, em vários pontos da capital, suspeitas de tráfico de drogas, porte ilegal de arma e roubo.
Adriano Barbosa da Cruz, de 19 anos, e Caio Souza Amazonas, de 18, foram presos às 19h30, por guarnição da 2ª Cicom/Ronda na Rua Guanabara, bairro Santa Luzia, na zona Sul. A dupla havia assaltado passageiros da linha de ônibus 010 e foi apanhada em flagrante, assim que as vítimas acionaram os policiais responsáveis pela ronda ostensiva na área. Os objetos e a renda do ônibus roubados foram recuperados e apresentados junto com os acusados ao delegado do 2º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Por volta de meia-noite, na avenida Desembargador João Machado, no Alvorada, na zona Centro-Oeste, Everton Morais de Araújo, 22 anos; Ítalo Ferreira Leite Lima, 18; e Cássio Lima dos Santos, 25 (acusado de fornecer a arma), foram presos pelos policiais militares do Ronda no Bairro/10ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), logo após assaltarem um posto de gasolina na região, armados com um revólver 38. Parte da renda de um dos frentistas foi roubada.
Na rua do Saci, no São José, zona Leste, por volta das 21h, um cidadão ligou para o telefone da viatura do Ronda no Bairro, para denunciar que vários elementos estavam fazendo roubando pedestres utilizando uma arma de fogo. Uma guarnição da 9ª Cicom foi ao local verificar, e flagrou Diego Belém Pacheco, de 18 anos, e dois adolescentes (16 e 17 anos) com uma espingarda, calibre 16, e oito munições intactas. O trio foi apresentado ao delegado do 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
De acordo com o secretário do Ronda no Bairro, coronel PM Raimundo Roosevelt, os suspeitos foram presos em flagrante, quanto tentavam fugir em uma motocicleta 125, placa JXT 9353. “Estamos pedindo a máxima colaboração do cidadão para denunciar situações que estejam ocorrendo em sua rua, na sua comunidade. Garanto que vamos verificar todas, guardando o sigilo de quem denunciou”, disse o secretário.