“O Estado não precisa da Força Nacional para combater homicídios! A violência está controlada!”
A afirmação foi feita nesta sexta-feira (27), pelo secretário da Segurança Pública do Amazonas, Coronel PM Anézio Paiva. Em entrevista coletiva, apenas algumas horas após um confronto entre policiais militares e traficantes, que deixou cinco mortos, no bairro São Jorge, zona Oeste de Manaus, o secretário e o comandante geral da Polícia Militar, coronel David Brandão, afirmaram que apesar do crescimento nos índices de homicídio, a violência na cidade de Manaus está controlada.
– secretário: “Hoje, a situação no nosso Estado, apesar desse ‘pequeno’ pico que houve, ‘é’ controlada. A nossa forças de segurança pode afirmar isso!”
– comandante da PM: “As nossas forças de segurança, tanto por parte da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, estão aptas a combater o crime aqui em Manaus. O exemplo é essa resposta que nós estamos dando nas ruas: a parte investigativa da Polícia Civil e a parte ostensiva e repressiva da Polícia Militar. Tanto que nós estamos dando a resposta efetiva e eficaz na prisão, apreensão e nos mandados que estão sendo expedidos e vão ser executados pela nossa força-tarefa.”
O secretário da Segurança disse também que não há necessidade da Força Nacional prestar auxílio no combate à violência na capital, já que a missão da tropa especial é de apenas dar apoio nos presídios do Estado.
““A Força Nacional está aqui no Amazonas com uma missão específica: intervenção e presídio, na parte externa. A Força Nacional não pode ser desmobilizada de uma ação para outra.”
O confronto entre as forças policiais militares foi na noite dessa quinta-feira (26), nos bairros São Jorge e Compensa, zona Oeste da capital. Em uma ação conjunta da Força Tática e das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) – tropas de elite da PM-AM, cinco suspeitos foram mortos, após reagirem à abordagem policial. Eles planejavam executar rivais, na guerra de facções criminosas pelo controle do tráfico de drogas na capital.