Após vários apelos dos moradores afetados por um problema de erosão na rua oito do Conjunto Hileia, na zona Centro Oeste de Manaus, agravado pelo período de chuvas, a prefeitura da capital anunciou que, em no máximo 90 dias, serão concluídas as obras de contenção da erosão, que ameaçava engolir várias residências. Os trabalhos, que começaram na última sexta-feira (26), foram intensificados neste fim de semana.
No domingo (28), além dos servidores do Distrito de Obras da Compensa, que começaram os trabalhos na sexta-feira, juntaram-se à obra equipes de outros distritos da cidade.
A recomendação do prefeito Arthur Virgílio Neto é que seja criada uma força-tarefa, para que a contenção seja concluída o mais breve possível. Até o próximo fim de semana, mais de 300 caçambas com aterro vão ser usadas na contenção.
De acordo com o subsecretário municipal da Infraestrutura, Roberto Portilho, que esteve conferindo o andamento da obra, neste fim de semana, os trabalhos no Hileia estão ocorrendo diuturnamente.
Segundo Portilho, a área onde surgiu a erosão não passava por melhorias há 23 anos e, no dia 21 de outubro, após forte chuva, a situação piorou.
Ainda segundo o subsecretário, de forma emergencial, a prefeitura executou a limpeza de trechos da galeria de concreto e das caixas coletoras. Agora, nesta etapa, vai ser recuperado o talude da lateral da via.
Também vão ser feitos os serviços de aterro no terreno erodido, a contenção com rip-rap e a implantação de tubulação em pré-moldados, que vai servir de caminho para a descida das águas pluviais de forma correta.
Conforme Portilho, após a finalização dos serviços na rua Oito, outras vias também serão recuperadas.