Apesar de gestantes terem fugido à imunização, Amazonas superou meta de vacinação contra a Gripe, afirma Susam

15/05/13 – Com mais de 541,7 mil pessoas imunizadas, o Amazonas ultrapassou a meta global da Campanha de Vacinação contra Influenza. O balanço foi apresentado nesta quarta-feira (15), pelo secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim. A meta do Ministério da Saúde previa uma cobertura vacinal de 80% da população inserida nos grupos prioritários definidos como público-alvo da campanha. O Amazonas atingiu 81%.

De acordo com o secretário Wilson Alecrim, mesmo com o cumprimento da meta, o número de pessoas que receberam a dose de proteção contra a gripe ainda será ampliado, porque a vacinação dos indígenas, que começou posteriormente a dos demais grupos prioritários, segue até o final deste mês.

Na análise por grupo, a cobertura vacinal só ficou abaixo de 80% entre as gestantes. O quantitativo de 40,5 mil mulheres imunizadas neste segmento populacional, em todo o Estado, representa uma cobertura vacinal de 71%, a mesma cobertura alcançada em termos nacionais, neste grupo, segundo dados disponibilizados no “Vacinômetro”, do Ministério da Saúde.

“Nossa recomendação é que as gestantes que ainda não se vacinaram procurem uma unidade de saúde próxima de sua casa para receber a proteção contra a gripe”, disse o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque. Ele destacou que, entre as puérperas (mulheres no pós-parto) a cobertura vacinal foi de 100%, no Estado.

Entre os idosos a partir de 60 anos, a cobertura vacinal foi superior a 90%. Crianças a partir de 6 meses a menores de 2 anos, acima de 85%. No grupo dos trabalhadores da saúde, a cobertura foi de 100%. Para o grupo prioritário formado por doentes crônicos, não havia meta a ser cumprida, mas 57.920 pessoas inseridas nesse segmento receberam a vacina contra a gripe, no Amazonas.

Próxima campanha – A próxima grande campanha de vacinação programada para este ano no País está marcada para o dia 8 de junho, quando as crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos deverão ser levadas aos postos de saúde para receber a imunização de reforço contra a Poliomielite (paralisia infantil). De acordo com a coordenação estadual do Programa de Imunização, enfermeira Izabel Nascimento, no Amazonas, a população estimada nesta faixa etária é de 345.984 crianças. “A meta da campanha é garantir uma cobertura vacinal de 95% desta população”, frisa Izabel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *