Ao invés dos EE.UU., brasileiros da Região Norte sonham em viver em países da Europa, diz pesquisa do IBGE

bandeiras-do-brasil-e-portugal-clip-art_432457
Os brasileiros da Região Norte preferem “emigrar” para países da Europa. É o que aponta pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diferente do restante do País que prefere a América do norte, principalmente os Estados Unidos, o nortista tem procurado países como Portugal e Espanha para começar de novo.

A procura teria uma explicação histórica, ainda no tempo da colonização e motivada por benefícios que os descendentes têm direito, ao chegar no país onde os avós nasceram.

Moradia, educação, realização profissional, menor custo de vida, segurança. São inúmeros os atrativos que motivam os brasileiros da Região Norte do Brasil a deixar a terra natal para começar de novo, na Europa.

Luciana Guimarães Pereira, de 30 anos, é neta de portugueses. A avó dela tinha uma loja, na praça Heliodoro balbi no Centro de Manaus. Hoje, ela está morando na cidade do Porto, em Portugal, onde fez faculdade de hotelaria e já está trabalhando na área. Apesar da saudade, ela não pretende voltar.

“Entre as coisas que sinto falta está a culinária, mingau de banana, tacacá, vatapá. São coisas que tenho saudades e que, aqui, não tem igual, mas sempre temos que abrir mão de algo”, disse.

Fenícia Pannetier também é da Região Norte do Brasil – Estado do Amapá. Ela é enfermeira num hospital público da cidade de “La Roche Sor Youn”, na França. Casada com um cidadão francês e hoje com três filhos, ela diz que a educação dos meninos pesou, na hora de decidir ficar.

Os filhos estudam em uma escola de tempo integral, com um dos melhores conceitos da França, recebem alimentação, praticam atividades físicas e estudam outros idiomas.

“Mesmo estando longe da minha cidade natal e inicial dificuldade com a nova língua e costumes, ainda sim, valeu muito a pena encarar esse desafio pois o nível de vida que minha família tem aqui na França seria considera de classe A no Brasil.”

Fenícia e Luciana são exemplos de Brasileiros que resolveram começar uma vida nova, em outro país. O Censo do IBGE de 2010, estimou que existam 500 mil brasileiros nessa situação. O número é, de longe, aceitável pelo Ministério das Relações Exteriores, que calcula algo em torno de 2,5 milhões de brasileiros, mas reconhece que o estudo é um primeiro passo para aprimorar os dados existentes.

Por outro lado, o IBGE aponta dificuldades para a realização de uma pesquisa mais detalhada, pois muitos brasileiros estão em situação irregular e têm medo de se expor.

De acordo com o coordenador do IBGE do Amazonas, Adjlma Jacques, em relação ao destino predileto dos Brasileiros da Região Norte, estão Portugal (13,4%), Espanha (9,4%), Itália (7,0%) e Inglaterra (6,2%).

Seja qualquer for o país de destino, os brasileiros estão em busca de melhorias e não têm medo de enfrentar os desafios para tornar o sonho realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *