A Área de Proteção Ambiental (APA) foi invadida no último domingo (03). O que antes era uma mata ciliar com vegetação ribeirinha, apresenta, agora, um rastro de destruição. A área, que antes servia de abrigo para pássaros e outros animais, se tornou, agora, um terreno disputado por dezenas de invasores que loteiam o espaço público como se fosse particular.
A APA invadida fica ao lado de condomínio residencial, no Parque 10. De acordo com o síndico, que pediu para não ter o nome revelado, os invasores ameaçam quem tenta impedir o avanço da degradação ao meio ambiente.
Após quatro dias de ocupação, já é possível ver os danos causados à área, pelas inúmeras árvores derrubadas no local. Na área verde invadida, também é possível ver os nomes dos invasores que ocupam cada lote irregular.
No momento em que a equipe da Rede Tiradentes colhia informações para a reportagem, dois invasores apareceram no local com cães, para tentar intimidar nosso trabalho. Por questão de segurança, tivemos que sair.
Durante todo o tempo que nossa equipe de reportagem esteve na APA invadida, nenhum representante de órgão ambiental esteve ao local para constatar o fato, mas, segundo o denunciante, todos os órgãos de fiscalização já foram comunicados.
Conforme a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), somente neste início de ano, policiais da corporação tiveram de dar apoio a 15 reintegrações de posse, agendadas para serem cumpridas pela justiça.