“Viver Melhor Habitação” beneficiará mais 400 famílias amazonenses, em 2014, diz Governo

Um programa que busca atender às necessidades das pessoas com deficiências, no Amazonas, vem garantindo mais qualidade de vida às pessoas beneficiadas e suas famílias, após receberem projetos de acessibilidade, nas casas onde vivem.

Brenda Azevedo, de 12 anos, nasceu com problemas de locomoção. A residência dela, localizada na zona Leste de Manaus, não era adequada para a sua realidade. Segundo a mãe da menina, a autônoma Adenilza Azevedo, a família foi beneficiada com a construção de um quarto e um banheiro adaptados às necessidades de Brenda.

“Hoje ela tem mobilidade, dentro de casa. Consegue se movimentar, de um lugar para outro. Eles também vai ao banheiro só, às vezes, toma banho só, então, p’ra gente, está 80% melhor do que era antes.”

Para a dona de casa Maria Telles, um dos maiores benefícios alcançados pela filha dela foi a construção de uma rampa na frente de casa, para facilitar a mobilidade da menina. Maria Telles mora no bairro São Sebastião, na zona Centro-Sul da capital.

“Era muito ruim, porque, pra levá-la ao médico, tínhamos de pedir a ajuda de vizinhos; para carregá-la na cadeira, e subir a ladeira, eram necessárias duas pessoas, porque não tinha rampa. Era uma escada, porque minha casa é feita numa área baixa. Agora, está melhor, com essa rampa que a gente ganhou do programa.”

As duas famílias foram beneficiadas pelo Programa Viver Melhor Habitação, do Governo do Estado, que já reformou mil casas de pessoas com deficiências, na capital e no Interior.

De acordo com a titula da Secretaria da Estado da Pessoa com Deficiência (Seped), Vânia Suely, o programa ainda concede materiais que facilitam o bem-estar das pessoas com deficiências.

“Em Manaus, hoje, nós temos mais de 600 famílias que já foram beneficiadas, e estamos trabalhando para beneficiar mais 400 famílias, aproximadamente, em 2014, e se Deus quiser, teremos um número bem significativo, nos municípios.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *