Entoadas pela melodia, conteúdo, poesia e voz do rock nacional dos anos 80, a vida e a carreira de Angelo Speranza têm a essência musical do consagrado cantor, compositor carioca e vocalista do grupo Legião Urbana, Renato Russo. De volta aos palcos, o cantor manauara, juntamente com sua banda, trazem para o público amazonense o show “Tributo a Renato Russo”, que acontecerá no dia 21 de março, às 22h30, no bar Chopp Brahma Express, na Avenida André Araújo, 412 – Aleixo.
Sua carreira artística nasceu aos 12 anos, ainda na década de 90, e fora pautada em trabalhos infantis no antigo Teatro dos Artistas e dos Estudantes, atual Américo Álvarez. Nomes do teatro infantil como Ellen Nobre, Amanda Paiva, Marcos Apolo Muniz, dentre outros, tiveram sua contribuição na formação do artista.
Sua experiência também tem base no grupo de teatro Jaguaretê, sob orientação das professoras Neide Silva e Rosa Cabral, na Escola Estadual Instituto Benjamin Constant. Sua iniciação na música surgiu quando Speranza tinha 16 anos, quando cantou em corais e grupos musicais da igreja.
Hoje, simultaneamente à carreira musical, Angelo Speranza se dedica à Pedagogia na rede particular e pública, no ensino infantil e superior. Formado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, o pedagogo e mestre em Educação conta a vida acadêmica e o tempo apertado condicionam a rotina dos shows. “Eu tenho feito geralmente 1 show por mês, por conta de eu ser professor universitário.”, disse.
Sobre interpretar Renato Russo desde 2013, Angelo conta que sua inspiração nasceu do próprio contato, enquanto fã, com as músicas da banda Legião Urbana. “Desde criança eu trocava fita com os meus colegas. trocava ideias com relação às músicas, conta. Segundo o artista amazonense, o conteúdo das músicas de Renato Russo tinha um peso muito grande na vida dos jovens na época. Acho que não existiu um grupo e, sobretudo, um cantor que dissesse tanto pra juventude naquela década de 90 como o Renato Russo.”, falou.
Quanto ao show, Angelo Speranza garante que durante 3 horas de apresentação, o público poderá conferir sucessos como “Pais e Filhos”, “Monte Castelo”, “Vento no Litoral”, Tempo Perdido”, “Geração Coca-Cola” e muitos outros, incluindo 2 músicas em italiano interpretadas por Renato, como Strani Amori e La Solitudine.