O Amazonas vive uma epidemia da Aids. O alerta à população do Estado veio neste terça-feira (10), com a divulgação dos dados regionais da Pesquisa de Conhecimentos , Atitudes e Práticas da População Brasileira(PCAP), do Ministério da Saúde (MS).
De acordo com a pesquisa, o Amazonas concentra 30,7% dos casos acumulados na Região Norte, e 1,6% dos identificados no Brasil.
Conforme balanço do Ministério da Saúde, no ano de 2002, o Estado era o 12º no ranking nacional e passou para o 2º, no ano de 2012. Neste último ano, a taxa de detecção no Estado foi de 29,2 casos por 100 mil habitantes, 44,7% maior que a taxa do país.
Entre 1983 e junho de 2014, o Estado registrou 13.213 casos da doença, 1.176 apenas no ano passado, informa o MS.
Segundo a pesquisa, na Região Norte, 87% das pessoas sexualmente ativas sabem da importância do uso da do preservativo (camisinha), mas, mesmo assim, 50% dessa população da camisinha em todas as relações sexuais com parceiros casuais, no último ano.
A meta do MS, com a divulgação da pesquisa é evitar a propagação do vírus HIV, principalmente durante o carnaval.
Esta semana, para reforçar o combate no Amazonas, a Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria das Saúde do Estado (Susam) pretende distribuir 1,2 milhão de preservativos, durante as festas carnavalescas, na capital e Interior.