Amazonas já tem cinco municípios em situação de emergência, por conta da cheia

image071

Os municípios em situação de emergência por conta da subida dos rios, no Interior do Estado, são Guajará, Envira, Ipixuna, Eirunepé e Itamarati, todos na Calha do Juruá, além de dois em alerta: Humaitá e Tabatinga.

A Defesa Civil do Estado garante que já está enviando ajuda humanitária a esses municípios, mas, de acordo com o  secretário, coronel Roberto Rocha, precisa contar com  informações oficiais das prefeituras, para que as ações emergenciais cheguem mais rápido às áreas  afetadas.

Nesta quarta-feira (04), a Defesa Civil do Estado e o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) renovaram o acordo de Cooperação Técnica para o acompanhamento em tempo real das informações metrológicas, hidrológicas e pluviométricas de áreas municipais do Amazonas.

Segundo o chefe de divisão meteorológica do Sipam, Ricardo Dallarosa, o início da estação chuvosa no Estado agrava a cheia dos rios, que não tiveram tempo suficiente para descer. Ele disse que ainda é cedo para afirmar se, este ano, o Amazonas terá uma grande enchente.

A Defesa Civil do Estado informou que ainda não há números oficiais de famílias afetadas pela cheia, nos municípios. Estima-se que cerca de 900 famílias já estejam sofrendo com a subida das águas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *