Amazonas deve sensibilizar país sobre ZFM, por meio da imprensa nacional, propõe Arthur

08/05/13 – O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), que voltou ao ambiente do senado, ontem, para acompanhar a votação do texto da reforma do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), contendo  destaques  dos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Ana Amélia (PP-RS), que representavam ameaça à Zona Franca de Manaus (ZFM), defendeu, nesta quarta-feira (08), a publicação de artigos de técnicos e economistas do Amazonas, nos grandes jornais do país, em defesa da ZFM, como forma de atingir e sensibilizar a opinião pública nacional sobre a importância do modelo para o país.

“Hoje, a “Folha de São Paulo” já é uma prova disso. Já vem com editoriais e, infelizmente, os nossos editoriais não são lidos pelo Brasil, enquanto os da “Folha” são lidos. Essa é a diferença mais essencial! Nós temos técnicos que estão muito mais atualizados em economia do que, por exemplo, o nosso velho e carcomido Delfim Neto. Hoje, ele está na ‘Folha’, fazendo e acontecendo lá. Nesses próximos dias, antes do 2º ‘round’ no Senado, que vai ser o definitivo, nós temos que publicar artigos dos nossos técnicos no ‘Valor Econômico’, na “Folha”, n’”O Globo”. Temos de ganhar a opinião pública brasileira, porque a luta é difícil! Eles nunca mais vão repetir o erro que cometeram! Permitiram que nós nos articulássemos. Parecia que nós éramos São Paulo e eles, o ‘pequeno’ Amazonas.”

Arthur, que continua em Brasília, para uma audiência com a presidente Dilma Roussef (PT), na sexta-feira (10), disse, ainda, que vai exortar a presidente a usar a influência dela na defesa da ZFM, durante a votação do projeto, no plenário do senado.

“Vamos ter uma conversa técnica e, depois, uma conversa reservada, onde imagino que terei espaço para discutir algumas coisas, entre as quais, a ZFM.”

Para a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B), que, juntamente com o senador Eduardo Braga (PMDB), teve o desempenho na defesa do modelo elogiado, durante os debates, na sessão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do senado, concorda com Arthur. Ela alerta que, agora, as lideranças políticas e empresariais precisam estar atentas à votação no plenário do senado.

“A expectativa é positiva! Claro que não é fácil. Temos de trabalhar muito, inclusive tecnicamente, para desmistificar, ou seja, derrubar os mitos levantados principalmente pelo governo do Estado de São Paulo, porque São Paulo tem feito um terrorismo, no Brasil inteiro e contra as outras unidades da federação, tentando colocar todos contra o Amazonas, e, devagar, a gente está derrubando uma a uma dessas questões. Mas a expectativa é positiva que a gente chegue ao plenário com condições de aprovar um projeto que garanta as vantagens comparativas da ZFM. A presença do governador Omar Aziz, do prefeito Arthur Virgílio Neto, de todos os deputados federais, isso é muito importante porque mostra ao parlamento brasileiro como nós prezamos e necessitamos da ZFM, e isso transcende qualquer questão política, partidária e ideológica.

Como já foi pedido o regime de urgência, a votação da reforma do ICMS no plenário do senado pode acontecer a qualquer momento, mas o esperado, mesmo, é que aconteça na semana que vem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *