Governador pediu mais consciência e maior engajamento dos amazonenses para se resguardar da doença
O governador Wilson Lima se manifestou preocupado, nesta quinta-feira (01/4) com a possibilidade de uma terceira onda Covid-19 no Amazonas.
Em um áudio a que a Rede Tiradentes teve acesso, o governador procurou alertar a população, disse que é preciso evitar os problemas de um novo colapso na rede de Saúde e que vai envidar todos os esforços para evitar ou amenizar as consequências da pandemia.
O governador afirmou que as medidas adotadas pelo governo reduziram as mortes e amenizaram o quadro no Amazonas, com uma certa estabilidade, o que permitiu certa flexibilização, mas exortou todos a pensar nos riscos do que pode ocorrer, caso as pessoas insistam no relaxamento dos cuidados de prevenção fazendo aglomerações.
Wilson Lima lembrou dos acontecimentos da primeira e segunda ondas, das mortes ocorridas também pelo desconhecimento da doença e das dificuldades que as autoridades da Saúde tiveram e ainda têm para lidar com a pandemia.
Afirmando que já alertou todos os integrantes do governo para o risco de uma terceira onda avassaladora, ele aproveitou para pedir a todos que busquem entender a gravidade d situação e insistiu no respeito às regras de prevenção e combate ao avanço da doença.
Para reafirmar sua preocupação com o risco de uma terceira onda, o governador citou a crise da falta de oxigênio que, devido ao aumento da demanda, acabou levando muitas pessoas contaminadas pelo vírus à morte, e afirmou que o governo dele vai fazer tudo o que for necessário para que a população não corra mais esse risco durante a pandemia.
Até essa quarta-feira (31/3), o Amazonas contabilizava mais de 12 mil perdas humanas e quase 350 mil casos da doença.
Apenas nessa quarta-feira (31), o país registrou quase 4 mil mortes em 24 horas e já passa das 322 mil perdas humanas na pandemia.