Amazonas apoia ‘Hora do Planeta’ com blitz educativa, na Ponte Rio Negro, neste sábado (29)

Uma blitz educativa da campanha Hora do Planeta será realizada neste sábado (29), a partir das 18h, na Ponte Rio Negro. A ação é do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).

Pela sexta vez, Manaus participa da mobilização mundial conhecida como Hora do Planeta. O tema desta oitava edição é “Use seu Poder”. A proposta da campanha de apagar as luzes por 60 minutos é um convite a uma reflexão sobre a questão ambiental, bem como os desafios impostos pelo aquecimento global.

Apoiando a campanha, a SDS estará caracterizada, junto com a equipe WWF, na blitz educativa, distribuindo materiais informativos para sensibilizar as pessoas que passarem pela ponte, durante a noite de sábado. A Polícia Militar (PM-AM) e o Batalhão Ambiental também estarão presentes.

Como ato simbólico, as luzes cenográficas serão apagadas às 20h30 e ligadas novamente às 21h30. A secretária da SDS, Kamila Amaral, explica que somente a iluminação cênica da ponte será apagada, para que não seja comprometida a segurança no local. Ela ressalta, ainda, o compromisso público com a campanha em ações práticas diárias.

Neste ano, Manaus foi a terceira capital brasileira a confirmar participação na Hora do Planeta. Por todo o Brasil, mais de 100 cidades se juntaram à mobilização, que tem como embaixadores oficiais os atores Reynaldo Gianecchini e Tainá Muller.

Economia de R$ 45 milhões – Kamila Amaral informa que, com a implantação do Programa Estadual de Eficiência Energética, o Governo do Amazonas já economizou mais de R$ 45 milhões para os cofres públicos, adotando medidas de economia de energia. A revisão dos contratos de demanda, bem como o pagamento em dia das contas de luz dos prédios públicos, por exemplo, contribuíram para baixar o consumo de energia em 20%.

Mais atividades – A Hora do Planeta também terá programação especial neste sábado (29), no Parque Municipal Lagoa do Japiim, na zona sul, onde haverá atividades de teor socioambiental, educativo e cultural, a partir das 19h. As luzes serão apagadas entre 20h30 e 21h30. Estão confirmados os shows musicais do cantor Marcos Mello, do conjunto percussivo Maracatu Eco da Sapopema, e da banda de reggae GVibes.

Quem for a Lagoa do Japiim terá a oportunidade de comprar livros, revistas, CDs e DVDs usados, em um bazar montado para o evento. Mudas de plantas serão distribuídas. Também serão oferecidas atividades, como pintura facial para crianças, pintura de motivos socioambientais em camisetas por meio da técnica de silk-screen, apresentações de vídeos socioambientais e venda de doces regionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *