O atendimento às populações em situação de vulnerabilidade vem sendo garantido, no Interior do Amazonas, pelo Programa Mais Médicos’, do Governo Federal. É o que afirma o secretário da Saúde do Amazonas, médico Wilson Alecrim.
“O programa Mais Médicos criado em 2013 já começa a produzir os resultados esperados, no sentido de ampliar o processo de fixação de profissionais médicos na atenção básica, nas regiões de mais difícil acesso. Fazendo efetivamente interiorização e garantia de atendimento para as populações mais vulneráveis, que mais dependem do SUS. Nós estamos dando um passo significativo para poder garantir a toda à população brasileira o direito a atenção básica, a saúde”.
O secretário de saúde do estado do Amazonas, Wilson Duarte, conta como a população do estado recebeu os profissionais brasileiros do programa Mais Médicos:
“Os gestores municipais estão caminhando com a solução de um problema que eles tinham que era onde está o médico. Agora o médico está no município na unidade básica de saúde, então, isso causa, na realidade, uma percepção bem mais agradável e à população também. Nós agora já estamos aproximando de 500 médicos do Programa aqui no estado do Amazonas. Isso é muito importante porque eram locais precisavam ter esses médicos e estão tendo agora.”
Nas três primeiras chamadas do programa Mais Médicos deste ano, 92% das vagas ofertadas em todo o país já foram preenchidas por profissionais com CRM Brasil. Em 2014, o Mais Médicos beneficiou 50 milhões de brasileiros que sofriam com a falta de atendimento em saúde. Para se ter uma ideia, foram 14.462 médicos atuando em mais de três mil municípios. Este ano, o Governo Federal pretende garantir a assistência à saúde de aproximadamente 63 milhões de pessoas. Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br