As crianças da rede municipal de ensino acabam de ganhar uma nova atividade – um Programa de Empreendedorismo, cujas aulas serão ministradas nas salas de aula para alunos do 6º ao 9º ano.
Os cursos de formação de empreendedorismo começam a partir do mês de abril.
A idéia é formar uma juventude também capaz de investir, como explica a sub-coordenadora de Educação da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Euzeni Trajano.
“É um projeto que vem trazer uma nova perspectiva de vida a esses alunos e, sem dúvida, colaborar com a transformação desses alunos. Eles vão ter a possibilidade de conhecer ações que vão colocá-los na linha de frente, junto ao mercado de trabalho.”
Os cursos serão ministrados em horário inverso aos de aula das crianças. A coordenadora destacou a variedade e a dinâmica que serão usadas.
“Eles vão ter uma carga horária específica de 32 ou mais horas, depende do ano de ensino, e será ministrado no contraturno. Se o aluno estuda pela manhã, o curso será ministrado à tarde.”
O Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Microempresa (Sebrae) é quem vai oferecer os monitores. A coordenadora do programa municipal, Jeane Dias, explica como irá funcionar.
“Serão quatro oficinas bastante lúdicas, com oferta de Talentos e Sabores, onde eles vão aprender a confeccionar alguma ‘comilança’, p’ra poder vender depois; saber como sai o preço, quanto gastou; Oficina de Talentos, onde eles vão escolher qual o talento que eles têm p’ra aplicar na oficina; Ecopapelaria, que vai falar sobre a sustentabilidade, enfim, coisas bem lúdicas, para eles poderem aprender brincando.”
O projeto foi criado por meio de ementa parlamentar de 2017, do vereador Plínio Valério (PV), que destinava recursos para este seguimento.