Os lojistas de Manaus afirmam que já começam a sentir os reflexos da subida do dólar. Em algumas lojas, segundo eles, a queda nas vendas já chega a 20%.
Para o Centro da Indústria do Amazonas (CIEAM), o aumento ainda não foi repassado para os consumidores, mas a desconfiança acaba influenciando na decisão de compra. É o que revelam os mostruários cheios de produtos, sem ninguém pra comprar.
Segundo os comerciantes, o consumidor está desconfiado e, boa parte, tem opinião na ponta da língua, quando questionada sobre o momento da economia nacional e a subida da moeda americana.
O engenheiro Conrado Froes afirma estar revoltado com tantos aumentos de preços.
Na maioria das lojas consultadas, a situação é a mesma: o aumento do dólar já causa uma queda nas vendas, que pode chegar a 20%. Em um dos estabelecimento da zona Norte, a saída encontrada pela gerência foi aumentar o parcelamento, que, segundo o gerente Wanderley Souza, pode chegar a até 15 vezes, independentemente do produto.
Mas para o presidente do CIEAM, Wilson Périco, o aumento do dólar ainda não está impactando nos preços dos produtos com algum insumo importado. Para ele, o maior prejuízo é o medo e a retração que a possibilidade do aumento já está causando nos consumidores.