Um alerta para quem costuma não se preocupar em manter relações sexuais sem se prevenir: a coisa está ficando cada vez mais séria. Três doenças bacterianas estão ficando cada vez mais resistentes aos antibióticos mais usados no tratamento. São elas sífilis, clamídia e gonorreia.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), juntas, essas doenças contaminam mais de 200 milhões de pessoas por ano, em todo o planeta, e atingem principalmente os mais jovens, adultos e até idosos com vida sexual ativa. Já são 131 milhões infectadas pela clamídia, 78 milhões pela gonorreia e 5,6 milhões pela sífilis.
De acordo com o médico PhD em Geriatria, doutor Euler Ribeiro, o uso exagerado de antibióticos é justamente o que tem feito as bactérias se tornarem mais resistentes
“Tem duas doenças que se curava com antibióticos, mas acontece que as bactérias conseguiram fazer uma resistência a esses múltiplos antibióticos que surgiram: um é o gonococos, que causa a gonorreia, que transmitida nas relações sexuais. O outro é a sífilis – trypanossoma cruzi, que também eram sensíveis à antibioticoterapia, contudo, como as pessoas, ao longo do tempo, tomaram indevidamente antibiótico de todo o tipo, as bactérias mudaram no seu DNA. Elas se fortaleceram em relação àquele agente que matava as bactérias, e, agora, tem as superbactérias de todos os tipos, do gonococo e do trypanossoma cruzi.”
Doutor Euler Ribeiro ressalta que o cenário a clamídia não é tão extremo, mas seus agentes causadores já se mostram bem mais resistentes aos medicamentos também, o que gera preocupação.
“A clamídia é outra bactéria que tem um desenvolvimento no sistema digestivo, que passa para o sangue e que fazem infecções terríveis de serem tratadas, pelo mesmo problema do uso indeterminado e indistinto dos antibióticos que estavam na praça sem receita médica, sem nada. As pessoas ouvem que o vizinho tomou, fez bem para alguma coisa, a pessoa toma, então as bactérias fazem a resistência e promovem, cada dia mais patogenia!”
Caso não sejam diagnosticadas e tratadas a tempo, as três doenças podem causar problemas graves em longo prazo.
Imagens
Para se conscientizar ainda mais sobre o problema das DST’s, acesse o google com as palavras: imagens para doenças sexualmente transmissíveis.