A segurança de pedestres e a obediência às leis de trânsito fazem parte de uma ação de educação, que está sendo realizada nas vias do centro da capital. O trabalho de alerta é desenvolvido por educadores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), nos principais cruzamentos das avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro.
Os educadores estão abordando pedestres e motoristas, e alertando que fiquem atentos ao movimento intenso registrado todos os anos, nas ruas do Centro, no período natalino.
Segundo o educador de trânsito Francisco Rodrigues, A motiva a ação da prefeitura é justamente a preocupação com o grande fluxo de pedestres.
Para o pedestre André Fontenelle, a presença dos educadores é importante para alertar sobre os riscos e ensinar como trafegar com segurança. Mas ele também cobra que os próprios motoristas também precisam colaborar.
A atividade busca reforçar o Projeto Manaus na Faixa, lançado pela prefeitura, que enfatiza o comportamento seguro na travessia de pedestres.