Alerta: pesquisa revela que caldo de cana vendido em Manaus está contaminado. Entre as amostras, ovos de tênia, a ‘solitária’

Ele é uma paixão regional. A cana é colocada no espremedor e o caldo já sai prontinho para tomar. Tem gente que lembra da infância, dos pais e até de um grande amor. O autônomo José Martins afirma que não troca o caldo de cana por nada.

“Sempre tomei! Sou do Interior e sempre gostei do caldo de cana. É um suco delicioso!”

Mas uma pesquisa que acabou de ser publicada, vai colocar areia no prazer de muita gente. É que a pesquisa constatou que o caldo de cana vendido na maior parte da cidade está contaminado por parasitas e que de prazer, pode se transformar não apenas em uma dor de estômago ou cabeça. Entre as amostras, foram encontrados ovos do verme ‘tênia solium’, ou simplesmente tênia, mais conhecida famosa solitária.

A autora da pesquisa é a biomédica Mellina Victoria Mileo. O estudo começou durante o término do curso na faculdade e teve continuidade agora, na pós-graduação. Foram 3 meses de pesquisa e, entre os locais visitados, as feiras da Betânia, Panair e Manaus ‘Moderna’.

“Foi assustador se encontrar diversas formas de parasitas, mas o que mais foi alarmante, foi a presença do ovo de tênia – a famosa ‘solitária’, que, dependendo da forma, pode levar à neurocisticercose, a presença do parasita no cérebro, podendo causar tanto convulsão como a própria morte!”

Melina também deu dicas que podem ajudar as autoridades a aumentar os cuidados com o higiene. Entre os cuidados, a simples observação das resoluções de saúde já existentes.

“O oferecimento tanto de palestras informativas para o vendedor e para o consumidor sobre formas corretas de manuseio e sobre os riscos aos quais eles estão expostos, como principalmente o estabelecimento de uma fiscalização mais assídua, para que ocorra, de fato, o cumprimento da RDC, que estabelecem segurança para o consumidor!”

A equipe de reportagem percorreu, também, outras feiras e constatou algumas situações podem levar à contaminação pelo caldo de cana, entre elas, o transporte em cima de caminhões descobertos e o depósito do alimento no chão, sem qualquer cuidado. Um quadro de total falta de higiene e que, apesar dos perigos ou por simples falta de cuidado, muitos vão preferir fechar os olhos e continuar sentindo o mesmo prazer de antes ao tomar um caldo de cana.

(reportagem: Fábio Melo)

Um comentário para “Alerta: pesquisa revela que caldo de cana vendido em Manaus está contaminado. Entre as amostras, ovos de tênia, a ‘solitária’

  1. Alex disse:

    Não é só a cana não. É fácil pegar uma verminose por toda a Amazônia. Nos “restaurantes” dos balneários então é quase certo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *