Ajuda humanitária começa a chegar a municípios do AM em situação de emergência, por causa da cheia

09-02-2015 AJUDA HUMANITÁRIA - DEFESA CIVIL -  NATHALIE (6)

A primeira remessa da ajuda humanitária do Governo do Estado aos municípios da calha do Juruá (Envira, Itamarati, Eirunepé, Guajará e Ipixuna), que estão em situação de emergência por causa da cheia deste ano, começou a chegar a essas localidades. O envio começou nesta segunda-feira (9), por meio da Defesa Civil Estadual.

09-02-2015 AJUDA HUMANITÁRIA - DEFESA CIVIL -  NATHALIE (8)

A carga saiu do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes – o Eduardinho, em Manaus, para uma base em Eirunepé, de onde será distribuída para os demais municípios. Estão sendo enviadas, inicialmente, 16 toneladas de alimentos, seis kits de medicamentos e cinco mil frascos de hipoclorito de sódio para tornar potável a água consumida pela população. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) dá apoio à operação, cedendo o pátio para carregamento e transporte dos materiais.

De acordo com o secretário-executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel Roberto Rocha, cerca de 40 mil pessoas já foram afetadas pela enchente na região. “Nós estamos com três ações de socorro: a primeira aérea, com o envio das cestas básicas; a segunda leva sairá amanhã cedo com medicamentos em aeronaves menores e a terceira leva é uma embarcação grande fretada pelo Governo do Estado para fazer o restante da distribuição de mantimentos”, informou.

09-02-2015 AJUDA HUMANITÁRIA - DEFESA CIVIL - CORONEL ROBERTO ROCHA - NATHALIE

Monitoramento – Roberto Rocha explicou que a Defesa Civil realiza o monitoramento junto com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e presta assistência às prefeituras do interior com os serviços de alerta e ajuda. “Desde dezembro, estamos monitorando o Rio Tarauacá, no Acre, que desencadeia a cheia aqui no nosso Estado por ser próximo a Guajará. Devido a este trabalho, os municípios puderam se preparar para enfrentar a enchente”, disse.

As prefeituras dos municípios atingidos deram a primeira resposta, segundo o secretário-executivo, e, agora, o Governo do Estado foi acionado para uma força-tarefa, disponibilizando materiais e técnicos dos órgãos, como Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Polícia Militar e Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), para prestar socorro à população da região.

09-02-2015 AJUDA HUMANITÁRIA - DEFESA CIVIL -  NATHALIE (7)

Ações estratégicas – A Defesa Civil está com planejamento de ações estratégicas para atender aos três ciclos de cheia no Amazonas. O primeiro ciclo vai de Guajará até Boca do Acre; o segundo vai de Tabatinga a Humaitá; e o terceiro ciclo, de Fonte Boa a Parintins. “O Alto Solimões está em alerta máximo, ou seja, os municípios de Benjamin Constant, Tabatinga e Atalaia do Norte, que estão sendo bastante castigados pelas chuvas”, ressaltou o coronel Roberto Rocha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *