Cerca de 15 mil pessoas atingidas pela enchente do Rio Amazonas e seus afluentes em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, começaram a receber ajuda humanitária, nesta segunda-feira (19). Estão sendo entregues um total de 10 mil kits de itens essenciais, como cestas básicas, materiais de higiene e limpeza, colchões e garrafas com água mineral. A ação de ajuda humanitária visa atender famílias afetadas na sede do município e na zona Rural.
De acordo com a prefeitura, a água já está avançando pelas ruas da cidade, obrigando a interdição de vias e prejudicando o acesso dos moradores. Nesta segunda-feira, foi iniciado um trabalho para aterrar parte da Avenida Paraíba, uma das principais vias de Parintins, que está parcialmente alagada.
A Comissão de Ajuda Humanitária em Parintins é composta por representantes da Defesa Civil de Parintins, Defesa Civil do Estado, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e as secretarias municipais. A operação, coordenada pela prefeitura, tem o apoio do Governo do Estado.
Ainda segundo a prefeitura, na zona Rural, além da distribuição dos materiais, também serão enviadas equipes auxiliares de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais, para atendimento às pessoas que necessitarem, além de medicamentos. Uma guarnição da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal presta apoio para aos trabalhos assistenciais. Um barco e duas lanchas também fazem parte da mobilização.
Como parte do apoio às famílias atingidas, a prefeitura anunciou que os moradores das áreas diretamente afetadas pela cheia terão anistia das contas de água.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Parintins, Suammy Patrocínio, enquanto as equipes realizam a entrega dos kit’s para as famílias, os profissionais da saúde e assistência social prestam atendimento em tendas montadas na área externa da escola São Francisco de Assis.
O Corpo de Bombeiros também está presente na ação com uma unidade de resgate para prestar socorro de emergência, em caso de alguma eventualidade. A Polícia Militar colocou policiais militares e um viatura a disposição da Defesa Civil.