Isolada por terra desde que a única ponte de acesso ao aeroporto da cidade desabou, na madrugada de terça-feira (31), a cidade de São Gabriel da Cachoeira, a 852 km de Manaus, deve receber uma nova ponte, na semana que vem.
Nesta sexta-feira (3), o Exército enviou uma estrutura metálica usada em épocas de guerra para o município, por meio de uma balsa particular. Segundo informações do Exército, a estrutura, de 30 metros de extensão, deve chegar em cinco dias à cidade, devido ao percurso de subida do rio, e será montada no Km 1.050 da BR-307.
São Gabriel da Cachoeira fica na Região do Alto Rio Negro. A partir da chegada do equipamento, 40 homens do Exército darão início ao trabalho de montagem.
A queda da ponte interditou a BR-307, deixando São Gabriel isolada por via terrestre. A rodovia é a única ligação por estrada da sede do município com o porto e o aeroporto do local.
Segundo a assessoria de comunicação do Comando Militar da Amazônia (CMA), enquanto a ponte não é rerguida, os militares ajudam a transportar a população de um lado a outro da pista.